Connect with us

Lusofonia

Sociedade da Barra do Dande e Portos do Algarve assinam acordo de cooperação

Published

on

A Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, S.A (SDBD) e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. (APS), de Portugal, assinaram recentemente, em Luanda, um memorando de entendimento, enquadrado no projecto de cooperação marítimo-portuário da Associação dos Portos de Língua Portuguesa.

O memorando assinado visa promover a cooperação mútua de modo a efectivar acções, através do estabelecimento e desenvolvimento de corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte a uma estratégia centrada na resiliência logística, resiliência energética e conectividade física e digital.

A atração de investimentos estruturantes e de promoção da política industrial, também faz parte dos objectivos do memorando, constituindo particular oportunidade os segmentos como o do agronegócio, das matérias-primas críticas e do Hidrogénio Verde.

Outro objectivo deste memorando visa a colaboração no desenvolvimento de acções tendentes à promoção do desenvolvimento de infraestruturas portuárias, redes de transporte, actividades logísticas, promoção comercial e participação conjunta que visem o apoio e financiamento dos projectos desenvolvidos, nomeadamente a Iniciativa Global Gateway.

A celebração do Memorando ocorreu no dia 06 de Junho de 2023, durante a Cerimónia presidida pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço e pelo Primeiro Ministro de Portugal, António Costa no final da reunião de trabalho entre os dois Chefes de Governo e as respetivas delegações, no primeiro dia da visita oficial do Primeiro Ministro português a Angola.

Rubricaram o documento, os Presidentes dos Conselhos de Administração da SDBD – Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, S.A e dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., Joaquim Piedade e José Luís Cacho, respectivamente.