Ligar-se a nós

Mundo

Situação na Síria leva Conselho de Segurança da ONU reunir-se de emergência

Publicado

em

Fontes da presidência dinamarquesa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), informaram este domingo, 09, que aquele órgão vai reunir-se de emergência esta segunda-feira, 10, a pedido de vários Estados-membros, para discutir o massacre de mais de mil pessoas, a maioria civis, na Síria.

Acrescentaram que a reunião que será à porta fechada pela manhã, contará provavelmente com a participação do enviado especial para a Síria, o diplomata norueguês Geir Pedersen.

Dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que relatou “execuções sectárias”, apontam que o número de mortos no massacre ocorrido em resposta aos ataques de grupos leais ao Presidente deposto, Bashar al-Assad, contra as forças de segurança da nova administração síria, subiu para 1.311, incluindo 830 civis, na pior vaga de violência no país em anos.

Porém as autoridades não forneceram qualquer número de vítimas.

A situação na Síria sofreu uma viragem dramática nos últimos quatro dias na região de Latak e levou hoje

A ONU a declarou que a morte de civis “tem de parar imediatamente, e declarou em comunicado através do Alto-Comissário para os Direitos Humanos, Volker Turk, que a situação na Síria sofreu uma viragem dramática nos últimos quatro dias na região de Latak.

O líder sírio Ahmad al-Chareh apelou à unidade nacional e à paz civil na Síria.

A violência foi desencadeada por um ataque sangrento, na quinta-feira, dos apoiantes de Assad contra as forças de segurança em Jablé, perto da cidade ocidental de Latakia, um antigo bastião do governo deposto e berço da comunidade alauíta, um ramo do Islão xiita do qual descende o clã Assad.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD