Connect with us

Mundo

Síria: novo governo “congela” Constituição e Parlamento por três meses

Published

on

O novo governo “de facto” da Síria vai “congelar a Constituição e o Parlamento” durante o período de transição de três meses, disse à agência France-Presse, o porta-voz para os assuntos políticos das novas autoridades, Obaida Arnaout.

“Vai ser formada uma comissão jurídica e de direitos humanos para examinar a constituição e introduzir alterações”, afirmou.

A coligação de grupos rebeldes que tomou o poder na Síria no domingo nomeou um chefe de governo por um período de três meses.

Em 27 de Novembro, uma coligação de grupos da oposição liderada pela organização radical islâmica Hayat Tahrir (HTS) lançou uma ofensiva e conquistou vastos territórios em dez dias, antes de entrar na cidade de Damasco, pondo fim ao regime da familia Al-Assad.

A actual Constituição data de 2012 e não especifica que o Islão é a religião do Estado.

Os radicais islâmicos que tomaram o poder na Síria no domingo nomearam chefe de governo de transição Mohammad al-Bashir que se vai manter em funções até 01 de Março de 2025.

Até à data, Mohammad al-Bashir liderou o autodenominado “Governo de Salvação” no reduto de Idleb, no noroeste da Síria.

Mohammad al-Bashir disse que foi realizada uma reunião na terça-feira “entre os ministros do Governo de Salvação e os antigos ministros (do Governo de Bashar al-Assad) para transferir o poder”.

“A nossa prioridade é preservar as instituições e protegê-las”, disse Obaida Arnaout.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD