País
SINPROF reflete estado actual da educação em Angola
O Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) realiza nos próximos dias 20 e 21 do corrente mês, a sua IVª reunião ordinária do Conselho Nacional, em Luanda, onde serão reflectidos temas de interesse dos profissionais e analisar o etado actual do sector em Angola.
De acordo com uma nota a que o correio da Kianda teve acesso, o órgão consultivo e deliberativo Nacional do SINPROF terá como lema “Priorizar a Educação é garantir uma Angola Próspera e Desenvolvida”.
No encontro vão ainda reflectir sobre o grau de implementação das resoluções sobre o auto-financiamento do SINPROF, o modelo de gestão interna da quota sindical, o cronograma de realização da greve prevista para o primeiro trimestre do presente ano lectivo, as implicações do IRT no rendimento dos Agentes da Educação” e apresentação de propostas para a sua redução e os limites da proposta de reajuste salarial à luz da inflação esperada.
Ademais o Sindicato diz que em cima da mesa estará, igualmente, a análise do ponto de situação sobre o estudo da qualidade da educação e ensino em Angola nos últimos 20 anos, que o SINPROF, cuj estudo aquela associação profissional realiza há dois anos.
O Sindicato Nacional de Professores faz lembrar que ela nasceu da agudização dos seus problemas remuneratórios e outros de ordem socioprofissional.
O SINPROF Foi criado na qualidade de Sindicato “Independente do estado, formações partidárias, religiosas e patronais.” (Artigo 21 do Estatuto). O seu Registro Legal no Ministério da Justiça está vertida na certidão nº1 /99, livro C3 do ano de 1999, folha 1.
A sua filosofia de ação cinge-se na defesa dos direitos dos trabalhadores, na busca de conquistas sociais para o seu bem-estar. Os seus filiados conhecem as lutas e conquistas do Sinprof pelo pão e pela dignidade, a luta ordeira que veem a travar e o êxito das reivindicações e negociações justificam a confiança de mais de 50.000 membros de Cabinda ao Cunene. Concluí