Ligar-se a nós

Sociedade

SINPROF investe 30 milhões de kwanzas em escola primária

Publicado

em

O Sindicato Nacional dos Professores em Angola investiu 30 milhões de kwanzas para a construção de uma escola do ensino primário, inaugurada, neste último fim-de-semana, na região de Icuácua/Mpinda, município do Porto Amboim, província do Cuanza Sul.

A infra-estrutura construída de raiz, segundo uma nota de imprensa que chegou à redacção do Correio da Kianda, reúne as condições exigidas, desde três salas de aula, casas de banho para professores e alunos (as), gabinetes para a direcção da escola, um tanque de água com eletrobomba, entre outras condições jamais existentes naquela localidade do sul de Angola.

“A falta de condições proporcionou, ao longo de muitos anos, um alto índice de abandono escolar”, lê-se no documento.

A construção da escola financiada pelo SINPROF em parceria com a AIPA (Associação Piaget de Angola), através do Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, enquadra-se no projecto do Sindicato denominado “Pesca uma Escola”, que teve a duração de 19 meses, cujo lançamento da primeira pedra aconteceu no dia 14 de Novembro de 2019.

Ainda segundo a mesma nota, no âmbito deste projecto, foi possível fazer o registo de nascimento de mais de 100 crianças, e adultos da região de Icuácua/Mpinda.

No acto solene de inauguração participaram membros do Secretariado Nacional, Secretários Provinciais do SINPROF do Bengo, Bié e Huambo, Comandante Municipal da Polícia Nacional, autoridades tradicionais, alunos, pais e encarregados de educação.

E, no Projecto “Pesca uma Escola”, os professores afectos a escola 17 de Setembro, foram capacitados em matérias ligadas à Gestão escolar, planificação de ensino e outras áreas.

“A formação foi ministrada na modalidade de Ensino à Distância em parceria com o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, Universidade do Porto e a Rede Educacional de Portugal”, diz a nota, ocasião testemunhada pelo Presidente Nacional do SINPROF Guilherme Silva ladeado do Director de Gabinete Provincial da Educação do Cuanza-Sul e Administrador Municipal Adjunto para Área Económica e Financeira.

Por Pedro Kididi




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD