Connect with us

Sociedade

SINPROF investe 30 milhões de kwanzas em escola primária

Published

on

O Sindicato Nacional dos Professores em Angola investiu 30 milhões de kwanzas para a construção de uma escola do ensino primário, inaugurada, neste último fim-de-semana, na região de Icuácua/Mpinda, município do Porto Amboim, província do Cuanza Sul.

A infra-estrutura construída de raiz, segundo uma nota de imprensa que chegou à redacção do Correio da Kianda, reúne as condições exigidas, desde três salas de aula, casas de banho para professores e alunos (as), gabinetes para a direcção da escola, um tanque de água com eletrobomba, entre outras condições jamais existentes naquela localidade do sul de Angola.

“A falta de condições proporcionou, ao longo de muitos anos, um alto índice de abandono escolar”, lê-se no documento.

A construção da escola financiada pelo SINPROF em parceria com a AIPA (Associação Piaget de Angola), através do Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, enquadra-se no projecto do Sindicato denominado “Pesca uma Escola”, que teve a duração de 19 meses, cujo lançamento da primeira pedra aconteceu no dia 14 de Novembro de 2019.

Ainda segundo a mesma nota, no âmbito deste projecto, foi possível fazer o registo de nascimento de mais de 100 crianças, e adultos da região de Icuácua/Mpinda.

No acto solene de inauguração participaram membros do Secretariado Nacional, Secretários Provinciais do SINPROF do Bengo, Bié e Huambo, Comandante Municipal da Polícia Nacional, autoridades tradicionais, alunos, pais e encarregados de educação.

E, no Projecto “Pesca uma Escola”, os professores afectos a escola 17 de Setembro, foram capacitados em matérias ligadas à Gestão escolar, planificação de ensino e outras áreas.

“A formação foi ministrada na modalidade de Ensino à Distância em parceria com o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, Universidade do Porto e a Rede Educacional de Portugal”, diz a nota, ocasião testemunhada pelo Presidente Nacional do SINPROF Guilherme Silva ladeado do Director de Gabinete Provincial da Educação do Cuanza-Sul e Administrador Municipal Adjunto para Área Económica e Financeira.

Por Pedro Kididi

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD