Connect with us

Sociedade

SINPES defende subvenção das propinas pelo Estado

Published

on

O Secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES) defende a subvenção das propinas por parte do Estado angolano.

Alberto Peres sustenta a sua afirmação devido o elevado custo de vida, agravado com a desvalorização do kwanza e a subida do preço da gasolina.

“Essa situação penaliza as instituições privadas e públicas porque os serviços das universidades são caros em termos de custos. Com a desvalorização, poderá levar a um défice no funcionamento da instituições do Ensino Superior”, argumentou.

Há três dias, a Associação Nacional do Ensino Privado (ANEP) disse que o preço dos emolumentos, com realce para as propinas, só podem ser alterados depois da aprovação e divulgação em decreto dos Ministérios das Finanças, Educação e do Ensino Superior.

Entretanto, o representante do SINPES alega que “o Governo deve subvencionar os serviços no seu todo ou parte”, pois, segundo o mesmo, “o aumento vai penalizar a classe dos estudantes e respectivas famílias se compreendermos o nível de salário praticado nesse país”.

https://correiokianda.info/propinas-so-podem-subir-apos-divulgacao-em-decreto-diz-anep/

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.