Connect with us

Sociedade

Sindicalista da TCUL volta a denunciar irregularidades na empresa

Published

on

O primeiro secretário da comissão sindical da TCUL, Domingos Epalanga, denunciou, na manhã desta terça-feira, 09, que continuam a haver irregularidades na gestão da empresa Transportes Colectivos Urbanos de Luanda, que alegadamente estarão a ser feitas pelo Presidente do Conselho de Administração, nomeado recentemente.

Segundo o sindicalista, o PCA da TCUL está a despedir 56 trabalhadores, entre motoristas e cobradores, cujos contratos já foram cessados, sem a observância dos princípios previstos na Lei Geral do Trabalho.

O mesmo denunciou ainda o facto de passados três meses desde a sua nomeação como PCA, Catarino Eduardo Cesar, ainda não se apresentou aos trabalhadores nem às comissões sindicais da empresa.

Problemas de gestão na TCUL remontam de 2015, quando, os funcionários ficaram nove meses sem receber os salários, na era em que era dirigida por Freitas Neto.

Abel Cosme foi nomeado em 2017 e alguns meses depois dado como desaparecido, depois de ver o seu nome arrolado em processos que repousam na PGR, no mediático caso CNC, que levou o ex Ministro dos Transportes, Augusto Tomás, à cadeia depois de condenado em tribunal por desvio de fundos públicos.

Abel Cosme foi extraditado, em Setembro, de Portugal, depois de cerca de dois anos, foragido da justiça angolana e colocado sob termo de identidade e residência.

A frente da TCUL Abel Cosme ficou cerca de dois anos, de Novembro de 2017, à Maio de 2020, tendo sido substituído por Pedro Pereira.

Catarino Eduardo César, actual PCA da transportadora pública, integrou o Conselho de Administração que era presidido por Pedro Manuel Pereira, a quem substitui em Agosto último.

Na TCUL existem pelo menos dois sindicatos, a Austral e a CGSILA, e de acordo com o que o Correio da Kianda apurou, a direção da empresa pretende os funcionários se filiem à apenas um sindicato, e por pretende acabar com a CGSILA.

Esforços estão a ser evitados para em breve, o Correio da Kianda trazer uma grande entrevista com o Presidente do Conselho de Administração daquela Empresa de transporte público.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania