Politica
Simpósio da Dipanda debate percurso histórico de Angola desde a luta de libertação até a independência
O percurso histórico de Angola, desde a luta de libertação nacional até a proclamação da independência, foi o tema que juntou as classes política, entidades eclesiásticas e académicos, num “Simpósio da Dipanda”.
O antigo líder da UNITA, Isaías Samakuva, foi o prelector e falou dos factos históricos, da expansão colonial, e a resistência do antes dos movimentos de libertação nacional, moldados pelos factores éticos e regionais, e reflectindo a complexidade da sociedade angolana.
As divisões desses movimentos do passado, hoje transformados em partidos políticos, Samakuva procurou saber o caminho para a construção a unidade para ultrapassar as divisões que afectam famílias, bem como um pequeno grupo minoritário que ostenta esmagadora riqueza contra a maioria pobre, riqueza que resulta de corrupção e peculato.
O também diplomata defende a inclusão de todos sectores sociais, os camponeses, os artistas, empresários, e combater as desigualdades estruturais, Samakuva, defende também a promoção de uma cultura de reconciliação verdadeira face as divisões profundas, construindo processos comunitários de reconciliação.