Connect with us

Politica

Sílvia Lutucuta anuncia concurso público para 8 mil profissionais de saúde este ano

Published

on

Um concurso público para o provimento de oito mil vagas, no sector da saúde, será lançado este mês, anunciou, esta sexta-feira, a ministra do pelouro.

Sílvia Lutucuta anunciou a pretensão à imprensa no final da visita do Presidente da República, João Lourenço, às obras de construção dos hospitais gerais de Viana e de Cacuaco, ambos em Luanda.

Explicou que os oito mil postos de trabalho, de um total de 24 mil a recrutar nos próximos três anos, estarão direccionados para as unidades sanitárias construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e para as unidades sanitárias em construção.

A governante afirmou, na ocasião, estar assegurada a formação especializada de médicos, técnicos de diagnóstico e enfermeiros para as referidas unidades.

Informou que 80 por cento dos 33 mil profissionais admitidos nos dois concursos foram destacados nos diversos municípios do país.

A ministra da Saúde acredita que os hospitais gerais de Cacuaco e de Viana, em construção, vão reduzir a pressão sobre as unidades sanitárias de referência.

Sílvia Lutucuta reafirmou a aposta na prestação de serviços pediátricos especializados e de qualidade, com mais camas, sem descurar a melhoria dos cuidados primários de saúde, a logística, infra-estruturas, bem como a prevenção de doenças.

Quanto à construção dos hospitais gerais de Viana e Cacuaco, a ministra disse que se justifica, uma vez que os dois municípios não dispõem de hospitais de referência com os níveis pretendidos.

Aos profissionais da saúde, Sílvia Lutucuta encorajou para o cumprimento da profissão com humanismo e a adesão aos processos de formação.

 

C/ Angop