Sociedade
SIC recupera meios roubados na cooperativa diamantífera de Nharea
O Serviço de Investigação Criminal, em coordenação com as direcções do SIC Huambo e Cuanza Sul, no âmbito das suas atribuições e, por meio de uma denúncia, detiveram um grupo de marginais, composto por oito cidadãos, com idades entre 28 e 65 anos.
Os implicados são suspeitos de assaltar na sexta-feira, 04, a cooperativa mineira, “Nharea Diamond” na localidade de Catacala, comuna da Lúbia, município de Nharea.
Uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional do SIC-Geral, enviada ao Correio da Kianda, explica que, na sequência da acção criminosa, os elementos imobilizaram e desarmaram a equipa de segurança e os demais funcionários da empresa, tendo subtraído 320 pedras de diamantes, uma viatura Toyota modelo Land-Cruiser, quarenta mil dólares, oito milhões de kwanzas e três armas de fogo pertencentes à empresa que garante a segurança da cooperativa.
Avança a nota que no momento da acção criminosa, os assaltantes estavam trajados com uniformes das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional e do SIC, e para ver os seus intentos realizados, simularam tratar-se de uma comissão de fiscalização, e a seguir, anunciaram o assalto.
Mediante uma denúncia, o Serviço de Investigação Criminal accionou os mecanismos de inteligência, o que possibilitou a localização dos implicados no Mungo, província do Huambo. Ao aperceber-se da presença das forças policiais, os malfeitores trocaram tiros com as forças da ordem, abandonaram a viatura que os transportava e colocaram-se em fuga.
Na sequência da operação, 24 horas depois, sábado último 5 de Dezembro, o SIC deteve quatro dos oito membros afectos ao grupo, nas localidades de Bimbi e Lunje, província do Huambo.
Diligências prosseguem para a localização de outros elementos, numa mega operação, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal das províncias do Huambo, Benguela, Cuando Cubango e Cuanzas Norte e Sul.
“Oportunamente, o presidente do conselho de administração da empresa, enalteceu o empenho das forças pelo trabalho que está a ser feito”, termina o comunicado.
Por Dumbo António