Connect with us

Politica

SIC prende antigo director do gabinete do governador do Cuanza Sul

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal da província do Cuanza Sul deteve, na segunda-feira, 13,  o antigo director do gabinete do governador, Gildo Venâncio Ferreira, sob acusação de falsificação de documentos e associação criminosa.

A detenção foi confirmada, nesta terça-feira, 14, pelo director provincial do SIC, Oliveira de Almeida, à agencia de noticia pública Angop, justificando que a detenção demanda de um mandado da Procuradoria Geral da República, onde o dirigente é acusado de crimes de peculato e violação de normas de execução do plano e orçamento.

“Neste momento foi presente o respectivo processo ao Ministério Público para assim legalizar-se a sua detenção”, disse o director do SIC.

A detenção do ex-director do gabinete do governador, surge no mesmo dia em que o governador da  província do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, afirma em cerimónia de tomada de posse dos novos administradores municipais adjuntos e de chefes de departamentos do governo provincial que “quem não deve não teme”.

Gildo Venâncio Ferreira foi exonerado das suas funções dia 02 de Junho passado

Na sequência, nos dias 11 e 30 de Junho último, a PGR constituiu arguidos, e em prisão preventiva, o ex secretário-geral e dois outros funcionários do Governo provincial.