Politica
SIC no Zaire e Bengo apreende viaturas do Estado em posse de actuais e ex-funcionários
Os Serviços de Investigação Criminal (SIC) das províncias do Zaire e do Bengo apreenderam, nesta segunda-feira, 30, trinta viaturas em posse de actuais e ex-funcionários das administrações municipais de Mbanza Congo, Tomboco e Zeto, na província do Zaire, e na província do Bengo.
Em declaração a Rádio Nacional de Angola, o director interino do gabinete de comunicação institucional do Ministério do Interior no Zaire, Luís Bernardo, disse que as apreensões decorreram mediante mandados da Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito do processo de Recuperação de Activos do Estado.
“No cumprimento do mandado de busca, revista e apreensões recuperou nos municípios de Mbanza Congo, Tomboco e Zeto, dezasseis viaturas de diversas marcas que estavam em posse de alguns funcionários que até então estão no activo e outros reformados que prestaram serviços em diversos sectores da administração pública a nível desta província”, disse o inspector chefe.
Outro assunto que preocupa as autoridades do Zaire é a emigração ilegal de cidadãos proveniente da República Democrática do Congo, que na noite deste domingo, mais de 50 homens, mulheres e crianças foram retidos e repatriados para o país vizinho quando tentaram entrar clandestinamente para o país, como fez saber o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire.
“Os cidadãos tentaram a todo custo violar a nossa cerca para tentar se instalar no território nacional nos postos fronteiriços do Luvo, Luango, Buela, Kinssendi e também posto fronteiriço do Noque”.
Na província do Bengo foram igualmente recuperados catorze viaturas que estavam em posse de antigos funcionários exonerados que tentavam se apropriar de bem do Estado.