Connect with us

Politica

SIC no Zaire e Bengo apreende viaturas do Estado em posse de actuais e ex-funcionários

Published

on

Os Serviços de Investigação Criminal (SIC) das províncias do Zaire e do Bengo apreenderam, nesta segunda-feira, 30, trinta viaturas em posse de actuais e ex-funcionários das administrações municipais de Mbanza Congo, Tomboco e Zeto, na província do Zaire, e na província do Bengo.

Em declaração a Rádio Nacional de Angola, o director interino do gabinete de comunicação institucional do Ministério do Interior no Zaire, Luís Bernardo, disse que as apreensões decorreram mediante mandados da Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito do processo de Recuperação de Activos do Estado.

“No cumprimento do mandado de busca, revista e apreensões recuperou nos municípios de Mbanza Congo, Tomboco e Zeto, dezasseis viaturas de diversas marcas que estavam em posse de alguns funcionários que até então estão no activo e outros reformados que prestaram serviços em diversos sectores da administração pública a nível desta província”, disse o inspector chefe.

Outro assunto que preocupa as autoridades do Zaire é a emigração ilegal de cidadãos proveniente da República Democrática do Congo, que na noite deste domingo, mais de 50 homens, mulheres e crianças foram retidos e repatriados para o país vizinho quando tentaram entrar clandestinamente para o país, como fez saber o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire.

“Os cidadãos tentaram a todo custo violar a nossa cerca para tentar se instalar no território nacional nos postos fronteiriços do Luvo, Luango, Buela, Kinssendi e também posto fronteiriço do Noque”.

Na província do Bengo foram igualmente recuperados catorze viaturas que estavam em posse de antigos funcionários exonerados que tentavam se apropriar de bem do Estado.

Colunistas