Connect with us

Sociedade

SIC detém cidadão estrangeiro com 205 pedras de diamante

Published

on

Um  cidadão de nacionalidade da Guiné Conacry foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, no cumprimento de um mandado de revista, busca e apreensão, nesta terça-feira, 13, no município do Lucapa, por este estar em posse ilícita de 205 pedras de diamante.

Segundo uma nota do SIC, enviada à redacção do Correio da Kianda, o referido cidadão estrangeiro, encontrava-se a realizar ilegalmente actividades de compra e venda de diamantes, numa casa encerrada no âmbito da “Operação Transferência”.

No acto da apreensão, foram ainda encontrados com o suposto implicado, diversos meios, tais como, valores monetários, sendo, USD 2100, Kz 221.350, assim como 28 telemóveis e seis motorizadas de diversas marcas, duas balanças de pesagem de diamantes, uma lupa, duas máquinas calculadoras, um carné, um crivo para lavagem de inertes, uma pinça, entre outros meios, tudo apreendido pelo SIC.

Contra o mesmo cidadão, depois de ser detido e apresentado ao Ministério Público, “lhe foi aplicada a medida de coacção pessoal mais gravosa, a prisão preventiva”, lê-se, na nota do SIC, enquanto que os meios apreendidos foram submetidos aos respectivos exames forenses, enquanto que os diamantes aguardam pela sua entrega à comissão de arrolamento dos meios apreendidos no âmbito da “Operação Transferência”.

A exploração de diamante de forma ilegal por parte de cidadãos estrangeiros tem sido uma prática que vem sendo recorrente, naquela zona do Leste, muitas delas, segundo apurou o Correio da Kianda, com o auxílio de figuras ligadas ao Estado.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas