Connect with us

Sociedade

SIC denuncia “resistência” às acções de combate ao tráfico de drogas no país

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deu início a um processo investigativo para apurar a veracidade das informações publicadas no texto “Rede de Drogas em Angola já identificada”, que tem sido amplamente partilhado nas redes sociais esta semana.

Segundo a nota do SIC, datada de 5 de Janeiro, a instituição alega ter “tomado conhecimento com bastante preocupação e que está fortemente empenhada no combate ao tráfico de droga em toda extensão do território nacional”.

Ainda no mesmo comunicado, o SIC informa que tem realizado acções, sobretudo nas zonas fronteiriças, que culminaram com a apreensão de avultadas quantidades de drogas, principalmente do tipo cocaína, no Porto e Aeroporto Internacional de Luanda, com proveniência do exterior.

De acordo com o comunicado, tais redes tentam usar Angola como “ponto de trânsito”. O SIC anunciou também a detenção de “vários intermediários (mulas), os seus mandantes e demais implicados na cadeia de tráfico”.

Nessas acções, o Serviço de Investigação Criminal aponta que no combate ao tráfico de drogas no país “tem tocado vários extractos e sensibilidades do tecido social, que a todo custo tentam resistir às acções de enfrentamento, criando falas e caluniosas informações, no sentido de fazer prevalecer o seu império criminoso”.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.