Economia
Setenta e cinco porcento de produtos para quadra festiva garantidos
O Ministério do Comércio garantiu hoje, em Luanda, estarem disponíveis 75 porcento dos produtos da cesta básica para quadra festiva, sendo que os restantes 25 % estão em fase de embarque, revelou nesta terça-feira, o titular da pasta, Jofre Van-dúnem Júnior.
Disse estarem criadas condições de stock para esta quadra festiva e primeiro trimestre de 2018, para satisfazer as necessidades alimentar em todo o território nacional.
O governante, que falava em conferência de imprensa, considerou haver estabilidade na rede comercial e os mais de 300 estabelecimentos grossistas de grande dimensão e 500 estabelecimentos retalhistas urbanos, muitos destes organizados e associados em redes, como a Ecodima que farão chegar os alimentos essenciais à mesa dos angolanos.
Afirmou estar em curso diversas medidas de prevenção, combate à especulação de preços, entre outros actos reprováveis, que serão sancionados de acordo com a lei das actividades comerciais e evitar que estes produtos sejam comercializados nos países vizinhos.
Disse igualmente estar em campo uma equipa multisectorial de inspecção, com vista a prevenção e correcção de actos ilícitos, com uma postura pedagógica de comportamentos a serem transmitidos aos agentes comerciais.
Na ocasião, o novo inspector geral do comércio, Francisco Félix, que tomou posse hoje disse que nesta fase vai procurar fazer uma actuação, calma, pedagógica e sancionatório, com vista a garantir uma tranquilidade ao operador económico e que se reflicta no consumidor final.
Disse que os serviços de inspecção serão mais actuantes nos “modus operandi”.