Connect with us

Lifestyle

Sérgio Piçarra entre os vencedores de prémio franco-alemão de direitos humanos

Published

on

O cartoonista Sérgio Piçarra consta entre os vencedores da edição 2020 do prémio franco-alemão dos Direitos Humanos e do Estado de Direito.

O cartoonista, que se torna na primeira personalidade angolana a receber este galardão, é distinguido pelo seu engajamento pessoal e pelo trabalho que contribui para a promoção da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e do Estado de Direito em Angola.

A medalha será entregue pelos embaixadores da França e da Alemanha em Angola, em Janeiro de 2021.

O prémio é atribuído desde 2016 a pessoas que contribuíram de modo excepcional para a protecção e promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito nos seus países e a nível internacional.

Sérgio Piçarra iniciou a sua carreira na década de 1980 e é hoje o mais reconhecido desenhador e autor de banda desenhada de Angola, adianta o comunicado de imprensa.

Em 1990, iniciou a sua carreira de cartoonista, criando a personagem “Mankiko, o imbumbável” e que constitui hoje a maior referência da caricatura angolana.

Desde a independência nacional, em 1975, Sérgio Piçarra produziu, de forma ininterrupta, desenhos que retratam a actualidade angolana.

O cartoonista conta com participações na Convenção Internacional de Caricaturistas Africanos, na África do Sul, e nas celebrações do Dia Internacional da Liberdade de Expressão do movimento Cartooning for Peace, em Adis Abeba, (Etiópia) em 2019.

Por Angop

Colunistas