Connect with us

Mundo

Senegal: pólo agrícola recebe mais de 63 milhões de euros de empréstimo para quatro regiões 

Published

on

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou, nesta última semana de Outubro de 2022, em Abidjan, um empréstimo de 63,6 milhões de euros ao Senegal para financiar a implementação do projecto da zona de processamento agroindustrial do Centro, chamada Agropole-Centre.

O projecto, que será implementado pelo Ministério do Desenvolvimento Industrial e das Pequenas e Médias Indústrias, abrangerá quatro regiões do centro do país: Kaolack, Kaffrine, Fatick e Diourbel. A sua implementação ajudará a aumentar as exportações agrícolas e, consequentemente, reduzir as importações de alimentos e a insegurança alimentar nas zonas rurais.

“O Banco é um parceiro-chave do Senegal na implementação de cinco polos agrícolas competitivos integrados previstos no âmbito do Plano Senegal Emergente, através de uma parceria público-privada. Após o polo agrícola do Sul, aprovado em 2019, estamos agora a financiar o da região central do país que cobre uma importante bacia agrícola”, disse, Marie-Laure Akin Olugbade, Directora Geral do Banco Africano de Desenvolvimento para a África Ocidental.

A directora do departamento de infraestruturas rurais e finanças Agrícolas, Atsuko Toda, acrescentou que, “O projecto beneficia das lições aprendidas para este tipo de projeto agroindustrial, financiado através de uma parceria público-privada com recurso à experiência acumulada na Costa do Marfim, Etiópia, Nigéria, Togo e Senegal em particular, o que lhe confere uma vantagem comparativa.

O projecto, será sensível às questões de género e visará actividades a montante e a jusante para aumentar a inclusão financeira dos actores da cadeia de valor.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas