Connect with us

Politica

Sendiagani Mbimbi substitui Isaías Samakuva no Parlamento

Published

on

O Deputado Isaías Samakuva, presidente do maior partido na oposição, a UNITA, suspendeu o seu mandato na Assembleia Nacional (AN), tendo sido substituído por Sediangani Mbimbi.

Suspenderam também os seus mandatos no Parlamento, por incompatibilidade de funções, Carlos Ferreira Pinto e Valentina Filipe, ambos do MPLA, tendo sido substituídos por Cândido Pereira Van-Dúnem e José Augusto. 

Por outro lado, João Garcia substituiu o deputado João Marques Ntiama, do círculo provincial do Zaire, por falecimento do segundo.

Sediangani Mbimbi, Cândido Pereira Van-Dúnem, José Augusto e João Garcia foram chamados à efectividade de funções segundo a ordem de precedência a que pertenciam os titulares dos mandatos vagos.

A tomada de posse dos parlamentares ocorreu durante a 5ª Reunião Plenária Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, orientada pelo presidente do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Deputados recebem viaturas protocolares

A Assembleia Nacional vai nos próximos dias fazer a distribuição de viaturas protocolares aos deputados desta legislatura.

A informação foi confirmada hoje pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Agostinho Pedro de Neri, notando que numa primeira fase a administração vai priorizar os deputados que iniciaram o mandato sem viatura protocolar.

A entrega de viaturas protocolares aos 220 deputados que compõem a Assembleia Nacional, um procedimento previsto no regimento parlamentar, ainda não foi efectuada, facto que tem intrigado alguns parlamentares, fundamentalmente os de início de mandato.  

Agostinho de Neri não confirmou a aquisição de carros de marca Lexus aos deputados, dizendo apenas tratar-se de uma viatura oficial de apoio aos deputados enquanto cumprem o seu mandato. “Vamos fidelizar a marca”. 

O parlamento procedeu hoje a discussão e votação do projecto de resolução que aprova o regulamento de Gestão de Transportes da Assembleia Nacional.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *