Cultura
Semba candidato a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO
O Executivo angolano apresentou esta Sexta-feira, 19, em Luanda, a candidatura do Semba à Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, num acto público realizado no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona.
A iniciativa visa reforçar a preservação, valorização e projeção internacional deste estilo musical e de dança profundamente enraizado na identidade cultural angolana.
Durante a cerimónia, o Ministro da Cultura, Filipe Zau, destacou que a candidatura pretende consolidar o Semba como um dos principais símbolos da identidade nacional, sublinhando o papel da cultura na transmissão de valores entre gerações.
Segundo o governante, a preservação do património cultural depende não apenas das políticas públicas, mas também da educação e da transmissão social, sendo a escola e a família canais essenciais para a continuidade das tradições.
“A nossa identidade, o nosso sentido de pertença, é transmitido de gerações mais idosas para gerações mais jovens”, afirmou, defendendo ainda o reforço da presença da cultura no sistema educativo como forma de salvaguardar o acervo artístico do país.
A pesquisadora venezuelana Ana Peres, que trabalha em Angola desde 2015, reforçou a dimensão identitária do Semba, sublinhando que este estilo musical traduz um forte sentimento de pertença e construção social da angolanidade.
O ministro acrescentou ainda que a internacionalização do Semba depende do surgimento de novos artistas e do apoio das missões diplomáticas angolanas, defendendo maior promoção do género no exterior como estratégia de valorização global da cultura nacional.

Jerónimo Tchipepe Adriano Lofa
20/06/2026 em 7:11 pm
Viva a nossa cultura