Sociedade
Segurança social: governo traça plano para acudir cidadãos em situação de vulnerabilidade
“Oportunidades e Desafios da Protecção Social em Angola” foi o tema central de um workshop realizado esta quinta-feira, 31, em Luanda, pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, durante o qual, a ministra Ana Paula do Sacramento Neto afirmou que aquele departamento ministerial está empenhado em resolver as preocupações dos mais vulneráveis.
No seu discurso de abertura, a governante reafirmou o compromisso do Governo em fortalecer as políticas de protecção social.
Segundo a ministra, é importante que se construa “um sistema inclusivo que atenda às necessidades dos cidadãos em situação de vulnerabilidade”.
Ana Paula da Silva do Sacramento Neto considerou as segundas jornadas de protecção social como uma oportunidade ímpar para debater soluções e identificar desafios que ainda limitam o acesso à protecção social em Angola.
Para a ministra, a efectivação deste processo é urgente, visto que é missão do seu pelouro garantir que as políticas de protecção social cheguem a todas as famílias angolanas.
Já o Secretário de Estado para o Trabalho, Pedro Felipe, enalteceu a importância da cooperação entre o sector público, a iniciativa privada e a sociedade civil para alcançar um sistema de protecção social robusto e eficaz.
Durante o evento, foram abordados temas diversos com destaque para aspectos relacionados com a acção social. Temas como o papel das redes de apoio comunitárias, o fortalecimento dos direitos sociais e as políticas de inclusão no mercado de trabalho mereceram o devido destaque.
O workshop serviu de abertura das segundas Jornadas de Protecção Social, organizadas pelo Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher.