Connect with us

África

Segurança na RDC abordada na Dupla Troika da SADC

Published

on

A problemática da segurança na República Democrática do Congo (RDC) esteve no centro da reunião extraordinária do Comité Ministerial da Dupla Tróika da SADC com os países contribuintes com efectivos da Brigada de Força de Intervenção (FIB) neste domingo, na capital namibiana, Windhoek.

O encontro apreciou ainda o Relatório da Missão de Avaliação da SADC no terreno na zona Leste deste país, bem como o Plano Operacional de Contingência da SADC para assistência à RDC.

Esteve também sobre a mesa a discussão sobre o posicionamento da organização na Cimeira Tripartida SADC-CEEAC e CIRGL, com a intervenção da ONU e da União Africana, destinada a forjar uma abordagem coordenada da reposição da segurança no Leste da RDC.

A Agência Angola Press dá conta de foram analisadas, na reunião, a situação prevalecente nas províncias do Leste da RDC, que deteriorou-se durante o último ano, depois de o Grupo M23 relançar os seus ataques.

Este facto tem gerado consequência, com intensas actividades armadas por parte do M23 e de outros grupos armados, em especial nas províncias do Kivu-Norte, Kivu-Sul e Ituri.

A reunião acolheu delegações ministeriais multisectoriais de Angola, África do Sul, Namíbia, Malawi, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia.

A delegação angolana foi chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que vai, igualmente, representar o Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da FIB, a realizar-se segunda-feira (8) do corrente mês.