Economia
“Sector do petróleo e gás é fundamental para a transformação da economia e sociedade”
“O peso do sector do petróleo e gás na economia constitui o elemento chave para a transformação da sociedade angolana”, considerou esta quarta-feira, 13, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Massano, que discursava na abertura da Conferência Internacional sobre Oil & Gás, que decorre em Luanda, avançou dados sobre o sector dos petróleos, que representa 95% dos produtos exportados e 30% do Produto Interno Bruto (PIB).
“No quadro das exportações, em 2022, o país enviou 391 milhões de barris de crude ao preço médio de 101,992 dólares, perfazendo uma receita bruta na ordem dos 39, 94 mil milhões de dólares norte-americanos”, disse.
Manifestou ainda o compromisso de “prestar todo o apoio necessário para que as acções da diversificação da economia continuem, com a participação das companhias petrolíferas”.
“Não deixaremos de continuar a fazer os investimentos que se impõem nos recursos naturais, incluindo dos recursos petrolíferos, para que possam a ser explorados”, garantiu.
Actualizada 15h53