Connect with us

Politica

Secretário geral da Zona de Livre Comércio Africana visita Angola

Published

on

O secretário geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), Wamkele Mene, visita Angola de 3 a 8 deste mês, tendo em agenda encontros com distintas autoridades angolanas.

De acordo com uma nota do Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM) entre outros objectivos, a sua visita vai servir para abordar o ponto de situação actual em relação as negociações em curso, com vista a operacionalização do acordo que cria a ZCLCA e o caminho a seguir.

O responsável vai também participar de um workshop sobre “Perspectivas de Integração Regional na Zona de Comércio Livre Continental Africana”, sob realização do Ministério da Indústria e Comércio.

A nota ressalta que Angola como membro de pleno direito da União Africana participa activamente nas negociações para a operacionalização do Acordo e deverá, nos próximos dias, remeter à Comissão da União Africana a Proposta de Oferta Tarifária para a ZCLCA, sendo que, para o comércio de serviços, uma oferta básica também poderá ser remetida após a sua aprovação.

O Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) foi assinado a 21 de Março de 2018, em Kigali (Rwanda), durante a 10.ª Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

A maior parte dos estados africanos, membros da União Africana, rubricaram o referido acordo, incluindo Angola.

O mesmo entrou em vigor a 30 de Maio de 2019 e a fase operacional da ZCLCA foi lançada no dia 7 de Julho de 2019, durante a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Niamey (Níger), tendo-se decidido que as trocas comerciais no âmbito da zona de comércio livre teriam início no dia 1 de Julho de 2020.

No entanto, as consequências negativas da pandemia da covid-19 levaram a que esta data fosse alterada para 1 de Janeiro de 2021.

Por Angop