Connect with us

Politica

Secretário de Estado norte-americano chega esta noite a Luanda

Redação

Published

on

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chega hoje à noite a Angola, numa visita que o vai levar, também, ao Senegal e Etiópia, na primeira viagem oficial de um membro do Governo dos Estados Unidos ao continente em mais de ano e meio.

De acordo com o programa da visita, amanhã, o secretário de Estado norte-americano será recebido no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, pelo Chefe de Estado, João Lourenço.

O programa da visita prevê, também, um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e uma mesa-redonda com empresários, além de uma conferência de imprensa.

O périplo realiza-se num momento em que a Administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, tenta contrariar o crescente interesse da China no continente. A viagem do secretário de Estado norteamericano ocorre, também, num período em que Washington avalia a possibilidade de reduzir a presença na região do Sahel, que tem sido afectada por ataques de extremistas associados à al-Qaeda e ao grupo terrorista Estado Islâmico, que provocaram centenas de mortos no último ano.

Em 2019, Pompeo referiu que o Sahel deveria ser foco de uma coligação global contra o Estado Islâmico. Outra decisão que manifestou preocupação em África foi o anúncio de Trump, em Janeiro, de que ia deixar de emitir vistos de imigrantes a cidadãos da Nigéria, o país mais populoso de África, com uma população estimada de 200 milhões. As restrições foram também aplicadas à Eritreia, Tanzânia e Sudão. Durante a viagem, Pompeo vai reunir-se com líderes e empresários dos países que visitará.

 

C/ JA

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (20)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania