Connect with us

Mundo

Seca severa leva Zâmbia a declarar emergência nacional

Published

on

A seca que afectou a produção de alimentos e a geração de energia levou o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, a declarar emergência nacional, nesta quinta-feira, numa altura em que o país luta para recuperar da epidemia de cólera.

Tal como alguns dos vizinhos, a Zâmbia está a sofrer uma seca severa devido ao fenómeno El Niño, que está a agravar as duras condições climáticas atribuídas em parte pelas alterações atmosféricas.

Hakainde Hichilema explicou que o sector agrícola foi devastado pela falta de chuvas e perspectiva que mais de um milhão de famílias tenham sido afectadas.

Num discurso à nação, Hakainde Hichilema pediu às forças de segurança que se concentrassem mais na produção de alimentos.

Acrescentou, igualmente, que 84 dos 116 distritos do país foram afectados pela seca prolongada e que as autoridades iriam retirar os mantimentos das zonas onde há excedente e distribuí-los pelas áreas mais necessitadas, informa a Africanews.

Além disso, a Zâmbia planeia aumentar as importações de alimentos e mobilizar as agências das Nações Unidas, bem como as empresas locais para ajudar a mitigar o impacto do fenómeno.