Ligar-se a nós

Politica

Seca no Sul: UNITA defende declaração de estado de emergência

Publicado

em

O grupo parlamentar da UNITA quer que o Executivo declare “estado de emergência social” em algumas locali- dades das províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango, afectadas pela seca, para melhorar a eficiência e a eficácia no combate à fome e à calamidade natural.

De acordo com o comunicado final das VII jornadas parlamentares da UNITA, realizadas no Lubango, Huíla, os parlamentares propuseram a criação de um grupo de trabalho para duas iniciativas na Assembleia Nacional, para que estabeleça um “Plano Nacional de Fome Zero” e outro de “Emergência alimentar para as populações afectadas”. Os deputados da UNITA constataram, através de dados fornecidos pelas autoridades locais, que das 35 mil toneladas de bens diversos necessários para assistir as populações afectadas pela seca, apenas mil estão garantidas.

“Esse indicador demonstra a desumanidade do Executivo e a sua fraca vocação social. O grupo parlamentar da UNITA deplora a situação social degradante das populações do interior das províncias da Huíla e Cunene, caracterizadas pela fome e seca profundas que desloca e dizima filhos da nossa terra, sob o olhar silencioso e impávido das autoridades governativas centrais”, lê-se no documento.

“O grupo parlamentar da UNITA solidariza-se com o sofrimento local, levando bens de primeira necessidade para atender a emergência alimentar. Lamenta e condena

a existência de furtos e desvios de bens doados às populações carentes e apela à responsabilização dos autores”, refere.

O documento sublinha que as jornadas parlamentares contaram com o apoio técnico de entidades nacionais e estrangeiras que foram capazes de apresentar soluções inovadoras e de baixo custo para mitigar a fome e a seca na região. Segundo os deputados da UNITA, as contribuições serão objecto de partilha com as autoridades na esperança de vê-las testadas e implementadas para o bem comum.

 

C/ JA

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD