Connect with us

Sociedade

Seca faz aumentar casos de má nutrição em Benguela

Published

on

A província de Benguela encontra-se diante de um quadro de insegurança alimentar, que causou um total de 148 novos casos de má nutrição registados em apenas 9 dias, um problema que preocupa a supervisora provincial do Programa de má Nutrição.

Para tentar amenizar a situação muitas famílias continuam a se alimentar de múcua e farelo.

Segundo Vanda Kalivangue, o fenómeno prevalece principalmente no município da Ganda, onde a população tem muita dificuldade em se alimentar. Além da má nutrição, a situação também está a causar muitos casos de desnutrição que afecta crianças e adultos naquela região central do país.

“Estamos numa situação de insegurança alimentar. É o caso que nós estamos a viver devido a estiagem. Notamos que temos muita população com dificuldade de se poder alimentar. O município que, neste momento, está a preocupar é o da Ganda. A desnutrição não afectou só crianças, mas também adultos. Neste preciso momento, muitos estão a descolar-se para outros municípios, assim como o Cubal, também à procura de melhores condições de vida”, afirmou Vanda Kalivangue, que falava na manhã desta quinta-feira, durante uma entrevista à rádio Benguela.

Por outro lado, a directora provincial da ADRA, Célia Sampaio, citada pela emissora local, considera que a situação da produção agrícola está a mudar, pelo menos nos municípios onde a organização intervém.

“Aplicamos um inquérito de segurança alimentar nos municípios onde a ADRA intervém, em Abril, e tivemos mais de 70% da população com indícios de insegurança alimentar, ou seja, não conseguia fazer três refeições por dia, e algumas pessoas não conseguiam nem mesmo fazer duas, e houve famílias que nem uma conseguiam fazer. Podemos dizer que neste momento a situação está bastante melhorada que nos meses anteriores”, disse.

Por Pedro Kididi

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania