Connect with us

Politica

“Se tivesse que voltar ao Governo não cometeria os mesmo erros” – Agnaldo Jaime

Published

on

O antigo dirigente angolano e do MPLA, que entre outras funções de destaque que desempenhou no aparelho governativo consta a de Vice Primeiro Ministro, Agnaldo Jaime, reconheceu ter cometido muitos erros durante o momento em que ocupou funções de Estado.

Num tom generalista, o político do MPLA avançou que todos cometeram vários erros que permitiram o levar da corrupção que hoje vemos, todos, no País.

Em entrevista ao Programa “Café da Manhã” da LAC, (Luanda Antena Comercial, conduzido pelo jornalista José  Rodrigues, O também presidente da ARSEG, justificou, em parte, os erros pela inexperiência governativa com que chegaram aos cargos de direcção.

“Muitos de nós fomos nomeados a cargos de tamanha importância e peso ainda muito jovens e sem experiência de Governação. Certamente isso contribuiu para que tivéssemos cometido muitos erros que hoje temos que ter capacidade de reconhecer isso” rematou, o dirigente!

Questionado sobre se reconhece, também, que José Eduardo dos Santos é culpado desses erros, o economista disse que em parte sim, pois, acrescenta, a longevidade do poder de JES desgastou e, por isso, cometeu e propiciou tais erros.

“Disse aqui, que o Presidente JES ficou muito tempo no poder e isso desgastou a figura dele, daí os erros. Mas, também disse que, apesar disso reconheço coisas boas que ele protagonizou. A paz, a abertura da economia, a reconciliação nacional, e a união do MPLA são coisas cujo mérito a ele devemos” frisou.

Quanto ao facto de o seu nome estar a ser ligado, frequentemente, a casos de corrupção, Jaime defende-se peremptoriamente afirmando que tal ocorre por causa da sua dinâmica, desempenho na organização do mercado de seguros, em Angola.

“Ocorre que quando entramos ao mercado de seguros trouxemos um modelo de trabalho, essencialmente, de regulação. Neste âmbito há companhias que tendo se sentido tocados, porque durante muito estiveram à margem das normas reguladoras, optaram por utilizar alguns órgãos de comunicação social não de referência para deixar em baixo o nosso bom nome, esclareceu!

Recorde-se que Aguinaldo Jaime é uma figura política e economista angolana . Já serviu o País como Ministro das Finanças de Junho de 1990 a Abril de 1992, [1] Presidente do Banco Africano de Investimentos (a partir de 1996) e como Governador Provincial de 1999 a 2002. Posteriormente foi Vice-Primeiro Ministro e hoje é o Presidente da ARSG, Agência de Regulação de Seguros de Angola e estudou na London School of Economics.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *