Connect with us

Sociedade

Se é bispo falso, então quem é dom Filipe Copertino?

Published

on

Um jurista próximo a igreja católica confidenciou ao Correio da Kianda que Dom Filipe Copertino Teixeira não é um bispo falso, pelo menos de acordo com quantos comungam da sua orientação pastoral.

“Simplesmente não é bispo da igreja católica apostólica romana. A igreja de que ele é bispo, é originária nos estados unidos da América e utiliza os paramentos litúrgicos similares aos que utilizam as comunidades católicas de rito romano”.

Filipe  Copertino Teixeira, é Bispo Diocesano da Diocese de São Francisco de Assis, Igreja Católica das Américas em Boston EUA, fundador e membro da Ordem Franciscana de São José Cupertino. 

Nasceu em Cabo Verde, mas passou a sua infância e juventude em Angola e nos Estados Unidos da América. Frequentou o seminário Capuchinho nas cidades angolana de Luanda e americana de Boston, mas foi expulso nos dois sítios sem ter sido admitido as ordens sacras, isto é diaconal (diácono), presbiteral (padre) e episcopal (bispo).

Em 1997 uniu-se à igreja católica independente dos EUA e foi ordenado sacerdote em 11 de maio deste mesmo ano, tendo sido nomeado bispo da Igreja Católica das Américas em 2001.