Sociedade
Saúde reforçada com sete ambulâncias doadas pela Coreia
O Ministério da Saúde recebeu esta sexta-feira, 29, sete ambulâncias de marca Hyundai oferecidas pelo governo coreano.
Na cerimónia, ocorrida no Cecoma, no bairro do Capolo em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, em jeito de agradecimento, que as sete ambulâncias “representam muito mais do que veículos, elas são instrumentos de esperança, dignidade e cuidado”.
A ministra demonstrou, por outro lado, agradecimento ao governo e ao povo coreano pela sensibilidade e confiança na capacidade de transformar a sociedade por meio da união de esforços e do compromisso com o bem estar colectivo.
Sílvia Lutucuta disse que as ambulâncias chegaram no momento adequado. O sistema de saúde enfrenta desafios diários, o quanto o transporte adequado e ágil é vital para salvar vidas. Cada uma dessas ambulâncias será usada com responsabilidade e dedicação, assegurou que aqueles que mais precisam receberam atendimento rápido e de qualidade.
Enfatizou que esta doação é um claro exemplo inspirador de solidariedade e responsabilidade social.
A titular do sector da Saúde em Angola exprimiu os agradecimentos ao Governo e o povo da República da Coreia por este gesto de solidariedade para com o povo angolano.
Finalizou dizendo que algura que este gesto seja um marco de reforço da cooperação existente e que possamos continuar trabalhar juntos por uma sociedade mais justa e acolhedora.
Lembrou que aos 30 de Abril do corrente ano, os dois Governos Rubricaram o “Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde da República de Angola e o Ministério da Saúde e Bem Estar da República da Coreia sobre a Cooperação no Domínio da Saúde”.
A ministra endereçou em nome do Presidente da Republica de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, ao presidente da República da Coreia, Yoon Suk-yeol, os agradecimentos, pelo o empenho, visão e a sensibilidade demonstrada por todos Coreanos ao reafirmarem a confiança na capacidade de transformar a sociedade por meio da união de esforços e do compromisso com o bem estar colectivo.
Testemunharam o acto de entrega das ambulâncias, o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Coreia em Angola, Kwang-Jin Choi, os Secretários de Estado Para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio e Para a Área de Saúde Pública, Pinto de Sousa, ainda o embaixador Miguel Dialamicua, Director da Direcção Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola; embaixador Carlos Sardinha Dias, Director da Direcção de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola, bem como membros de direcção do MINSA.