Connect with us

Sociedade

Saúde: mais de 500 candidatos repescados do concurso público ignoraram chamada do Ministério

Published

on

Um total de 522 candidatos que por insuficiência de vagas não haviam sido admitidos no concurso público do Ministério da Saúde, realizado em 2022,  ignoraram a segunda chamada para preencherem as 5.511 vagas de quota adicional tornado público em Maio ultimo, conforme noticiou o Correio da Kianda.

Os candidatos que participaram do concurso público do sector da Saúde em 2022, visaram-se não admitidos por insuficiência de vagas naquele ano. Entretanto, em maio último, o governo disponibilizou 5.511 novas vagas em diversas especialidades, que de acordo com o despacho, deviam ser preenchidas por estes técnicos. “Registamos 522 candidatos admitidos na quota adicional que não procederam a entrega da documentação, tendo sido excluídos ao concurso, conforme o disposto no n°3 do artigo 16°do Decreto Presidencial  n° 112/ 24 de 17 de Maio e a Lei n°26/22, de 22 Agosto “, lê-se no documento.

Um mês depois, o Ministério da Saúde dá a conhecer, através de um comunicado a que o Correio da Kianda teve acesso, que 522 destas vagas não foram preenchidas pelos candidatos.  Por esta razão, e seguindo os critérios de nota e localidade e necessidade por especialidades, os candidatos abrangidos e interessados, têm o período de 24 a 28 de junho corrente, de  apresentar a documentação necessária.

A lista dos candidatos abrangidos,  está disponível no site do Ministério (www.ingresso-minsa.ao), para consulta e confirmação. Os documentos exigidos, devem ser apresentados nos gabinetes provinciais da Saúde das respetivas províncias, em que os candidatos residem e ou concorreram.

De acordo com o documento, datado de 21 de Junho de 2024, e assinado pelo Director Nacional de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Baptista João Monteiro, adverte que os médicos gerais, especialistas e assistentes sociais, a serem contratados,  devem contactar a comissão de júri locais, para a realização de exame prático e entrevistas.

Na categoria de técnico de enfermagem, estão disponíveis 191 vagas, sendo 98 enfermeiros de 3° classe e 93 técnicos médios também de 3° classe.   138 vagas estão disponíveis para a carreira de técnico de diagnóstico e terapêuta

As vagas disponíveis nesta carreira, estão distribuídas em 88 postos para Técnico superior de Diagnóstico e terapeuta de 2° classe, e 50 para técnicos médios de diagnóstico e Terapeuta também de 2° classe.

Na área de apoio hospitalar, são 157 vagas disponíveis, estando distribuídas em 14 para condutores de ambulância, 79 vigilantes, 54 secretários clínicos, e 10 para maqueiros.

No regime geral estão disponíveis 36 vagas, destinadas à técnicos superiores de 2° classe.

Continue Reading
6 Comments

6 Comments

  1. Miguel Manuel capita

    23/06/2024 at 11:31 pm

    Queria saber se o meu nome também saio nesta lista

  2. Nkondi Paulina

    24/06/2024 at 5:00 am

    Eu sou técnico de enfermagem

  3. Eu sou técnico médio de Diagnóstico Terapêutica, com 9 valores gostaria de saber se o meu nome saiu?

    • Enf. Buca

      01/07/2024 at 12:45 pm

      9 valores é negativa irmão. Se prepara para o proximo concurso e se esforce mais um pouco

  4. Celma Mário

    25/06/2024 at 8:46 am

    Está difícil consultar, isso pode nos atrasar na entrega dos documentos !!! E caso passar o tempo de entrega, não irão abrir exceção para aqueles que atrasarem?

  5. mario

    26/06/2024 at 9:09 am

    O que se diz sobre candidatos repescados, que não atenderam a segunda chamada, não é bem a verdade. Por exemplo no meu caso tivw 12 valores, estou disponível para o efeito, mas o estado continua não admitodo como fica ou como se explica meus caríssimos camaradas?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *