Connect with us

Sociedade

Saúde e Educação são os sectores com maior dificuldade no Moxico

Published

on

Luena (Enviado especial) – As autoridades locais têm redobrado esforços, através de um plano de emergência para mitigar o elevado grau de dificuldades existentes nos mais variados domínios da vida social dos cidadãos do Moxico, com principal realce no sector da saúde e da educação.

O Correio da Kianda na cidade do Luena, conversou com o actual Administrador do Moxico, Valdemar Salomão, que falou dos desafios e das dificuldades do Município, tendo considerado como estável, e com planos de acções congregadas as politicas do Governo da Província, o que tem proporcionado melhoria nas condições sociais das populações locais.

“Os programas que estamos a falar, é o da iluminação pública, vias de comunicação, água, desassoreamento e saneamento básico das suas sarjetas e as condutas de água. Explicou!

O sector da educação e da saúde é um dos que mais constitui preocupação para a Administração local, conforme fez saber o seu Administrador. No município do Moxico, o número de crianças a estudarem em condições não adequadas, é uma realidade admitida pelo governo local, que para além de reconhecer, diz estar a trabalhar para minimizar as dificuldades actuais.

“Nas visitas de constatação do Senhor Governador da província, notamos que existem várias crianças que estudam ao relento, então foi tomada logo uma decisão, num programa de emergência que o governo da província está a executar, onde está a se ampliar várias escolas, nos vários bairros. Esclareceu!

Valdemar Salomão, disse ao Correio da Kianda, que a província do Moxico, conta com mais de nove mil crianças fora do sistema de ensino, e justificou este número com a falta de escolas e professores na província.

Assim como na educação, o sector da Saúde também enfrenta problemas. Segundo Valdemar Salomão, existe em todo o município uma rede sanitária estruturada, mas a falta de medicamentos e pessoal qualificado na área da saúde, tem estado na base das diversas dificuldades que os cidadãos no Município enfrentam.

” Temos uma rede sanitária muito bem estruturada nos quatro cantos do município, mas as dificuldades estão no desembolso para aquisição de medicamentos, e temos também dificuldades em termos do pessoal formado em Saúde porque tendo estes centros a funcionar 24 sobre 24, eles vão ter um bom ambiente no hospital central e municipal, mas o que nos preocupa muito é a falta de medicamento. Terminou!

Notícia sobre a suposta nomeação da “amante” do Governador

Durante a entrevista concedida ao Correio da Kianda, o Engenheiro civil de formação falou sobre a notícia que terá sido divulgada em tempos atrás nas redes sociais, acompanhada de uma fotografia sobre uma suposta Administradora, que dizia-se ser do Moxico, uma notícia que já foi desmentida através de uma nota daquela Administração, e divulgada pelo Correio da Kianda. Dada a sua repercussão nas redes sociais, o actual Administrador do Moxico, falou em viva voz aos nossos microfones da suposta jovem com o nome de Neide Núria de Sousa Van- Dúnem Vieira , que dizia-se ter sido nomeada administradora Municipal do Luena, por ser suposta amante do senhor governador da Província. Valdemar de forma irritado, considerou ser falsa a notícia, e desprovida de qualquer verdade, pelo que apela aos fazedores de opinião a primarem pelo rigor na informação.

“A desinformação que existe, a dizer que existe um outro Administrador ou uma Administradora, é completamente uma inverdade, o que nós queremos é que as pessoas nos contactem, e eu sei que existe agora um tipo de jornalismo sensacionalista especulativo, mas nós estamos aberto, e os nossos telefones são públicos. Disse!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *