Connect with us

Politica

Satélite angolano em órbita a partir de Dezembro

Published

on

Por: António Sacuvaia

O anúncio foi feito hoje  pelo Ministro Angolano do Sector, José Carvalho da Rocha, num Workshop que foi promovido pela  empresa Angolana de telecomunicações Infrasat , em parceria com o Ministério das Telecomunicações e tecnologias de informação, e que teve como o tema, o Impacto sócio-económico do Angosat1

Durante o evento, que contou com a presença de convidados internacionais, com destaque do Ministro das Telecomunicações da República Democrática do Congo, e representantes do corpo diplomático acreditados em Angola, o ministro  Angolano das Telecomunicações, pediu paciência, e garantiu que tão logo estejam ultrapassadas algumas questões de ordem técnica, será lançado o Angosat1.

“Estamos na fase mais crucial do projecto, que é  a fase da integração do satélite com o lançador, e esta fase crucial do projecto, o seu termo irá determinar efectivamente a data do lançamento. Precisamos apenas de ultrapassar esta fase que é crucial, que é de facto das fases mais sensíveis que o projecto Angosat tem. Por isso,  quero pedir-vos á todos apenas mais alguma paciência e que como se diz na gíria o mais difícil já foi feito, ultrapassada esta fase, nós vamos  de facto colocar o Angosat em órbita”, garantiu o Ministro Angolano.

Volvidos trinta e seis meses de execução do projecto, e com a conclusão da construção do Centro de controlo e Missão de Satélites localizado na zona da funda em Luanda,  Angola alicerça assim as bases para figurar entre as nações detentoras de tecnologia e conhecimento espacial.