Politica
“Sapalo António pode superar PRS nas eleições de 2027”, diz analista
O antigo deputado e dirigente do PRS, renunciou publicamente nesta terça-feira, 18, a sua militância daquele partido liderado por Benedito Daniel, 32 anos depois.
Sapalo António, que já foi Vice-Ministro da Indústria no GURN, e ex-presidente do Grupo Parlamentar do PRS, disse que “não foi uma decisão fácil, mas, racionalmente necessária, e agradeceu o apoio de todos enquanto membro do Partido de Renovação Social”, ao mesmo tempo pediu desculpas aos antigos correligionários pela decisão que tomou de forma particular aos co-fundadores do PRS, Eduardo Kwangana, Pedrito Cucthiri, António Muatchikungu e Ngandagina.
“Não foi uma decisão fácil, mas racionalmente necessária. Peço as minhas sinceras desculpas aos prezados angolanos que sempre encorajavam e acarinhavam-me quando militava naquela formação partidária. A cessação da minha militância no PRS não pode ser entendida como o fim da minha carreira”, disse.
Sapalo António, disse que, depois de uma profunda reflexão, decidiu partir para uma nova dimensão partidária, para continuar a contribuir para desejáveis mudanças no país e bem-estar dos angolanos, pelo que anunciou a criação do partido denominado (Partido pela Verdade, Estabilidade e Desenvolvimento-PVED).
O político assegurou que já deu entrada da documentação para Constituição da Comissão Instaladora no Tribunal Constitucional, para a sua legalização.
“Após uma profunda reflexão, entendi partir para uma nova dimensão partidária, certamente continuando a contribuir para as desejáveis mudanças no país e na busca da construção do bem-estar dos angolanos”, explicou.
Chamado a comentar a decisão do antigo dirigente do PRS, o filósofo Almeida Pinto, disse não ter dúvidas de que o novo projecto político de Sapalo António poderá superar o Partido de Renovação Social, por estar centrado apenas no leste do país.
O também politólogo espera que Sapalo António venha dar o seu melhor e ocupar o seu espaço no mosaico político, mobilizando vontades para que haja uma competição a altura em 2027.
“Que Sapalo António venha de facto fazer melhor nesse partido em relação ao que fez no PRS”, concluiu.