Politica
Sapalo António acusa Benedito Daniel de ser “ganancioso e ditador”
“Ganancioso e ditador”, foram as palavras mais usadas por Sapalo António, aspirante à liderança do Partido de Renovação Social, na conferência de imprensa apresentada esta quarta-feira, 28, pelo político, em que acusou o actual presidente do PRS de ter intenções de querer se perpetuar na presidência do partido.
O político Sapalo António acusou hoje Benedito Daniel, de ter falsificado, logo nos primeiros dias do seu consulado, o mandato dos órgãos, inicialmente de quatro, para seis anos. E, como se não bastasse, segundo acusou, Sapalo António, Benedito Daniel introduziu nos estatutos do partido a competência pessoal de exonerar os secretários provinciais, eleitos em conferências provinciais.
“Fabricou processos disciplinares contra todos aqueles que não alinhavam com os seus métodos arcaicos de direcção, substituindo muitos membros do comité nacional eleitos no congresso de 2017, por pessoas sem tempo de militância, exigido para o efeito”, começou por dizer.
“Como sua bandeira de liderança, promoveu a calúnia, mentira, medo, nepotismo, prepotência, e a ditadura no seio do Partido que levou a um descalabro total, destruindo as bases do Partido até mesmo algumas estruturas intermedias”, acusou.
Sapalo António acusou ainda Benedito Daniel de nunca promover acções de renovação de mandatos, consagrados nos estatutos e, segundo referiu, por esta razão, Benedito Daniel inventou, quando pressionado pelos membros, o fantasma de candidatura única de base ao topo, de forma atabalhoada, tentou, segundo acusou, organizar um congresso a sua medida, à margem dos estatutos das leis e da constituição.
Recordar que o V Congresso Ordinário do PRS está aprazado para os dias 1, 2 e 3 de Outubro de 2024, com Sapalo António e Benedito Daniel a concorrem à liderança dos renovadores sociais.