Connect with us

Destaque

São Tomé e Príncipe acolhe hoje reunião dos Chefes de Estado da CPLP

Published

on

A República Democrática de São Tomé e Príncipe  acolhe  hoje a reunião da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).  São Tomé e Príncipe, sucede à República de Angola na presidência rotativa da organização, por um período de dois anos, sendo a “Juventude e Sustentabilidade” o tema que marca o exercício da presidência são-tomense, para o biénio de 2023 a 2025.

Em vésperas do arranque, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, saudou o regresso do Brasil ao mais alto nível à CPLP, salientando o simbolismo da presença de Lula da Silva na cimeira, em São Tomé.

Nos mandatos de Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff, o Brasil nunca esteve representado pelo Presidente da República.

Na agenda da cúpula estarão, entre outros temas, a análise sobre o aumento das quotas de cada país na ordem de 27 por cento.

A iniciativa tem em vista dotar para  organização, através dos Estados-membros, de um reforço da sua capacidade orçamental.

Estarão presentes, os Presidentes de Angola, João  Lourenço, do Brasil, Lula da Silva, de Cabo Verde, José Maria Neves, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Confirmadas estão também as participações dos Estadistas da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Guiné  Equatorial,  Teodoro Obiang Nguema, de acordo com fonte protocolar.

Timor-Leste, segundo indicação  do secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, se fará representar pela presidente parlamentar, Maria Fernanda Lay.

A par do Primeiro-Ministro anfitrião, Patrice Trovoada, estão também confirmadas as presenças dos Chefes de Governo de Portugal, António Costa, e de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Colunistas