Connect with us

Desporto

São Silvestre: kits para competição começam a ser entregues hoje

Published

on

Os atletas participantes a 66ª edição da corrida pedestre de final de ano, São Silvestre, começaram a receber hoje, às 10h,os kits para a competição, na Galeria das Artes do Shopping Talatona, em Luanda.

A entrega vai decorrer até sexta-feira, às 20h. Para tal, o atleta deve fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade ou passaporte, segundo Luísa Nicolau, coordenadora para a Área de Inscrição da comissão organizadora. Falando ao Jornal de Angola, as inscrições encerraram domingo último.

O último evento desportivo de 2022 vai reunir um total de 2241 inscritos, sem a presença de profissionais estrangeiros, segundo dados avançados pela organização.

As delegações provinciais começam a escalar a capital amanhã, segundo a responsável do Departamento de Logística e Protocolo da organização, Teresa Cerqueira. Na ocasião, deixou um repto aos chefes das respectivas caravanas.

“Quero apelar a todos os responsáveis provinciais para estarem alinhados com a federação no sentido de cumprirem rigorosamente com as normas e regras. Nas edições anteriores alguns destes responsáveis, trouxeram um número acima do que foi previamente estabelecido”, lamentou.

Nesta conformidade, as delegações devem ser constituídas por três elementos: o responsável, dois atletas, sendo um feminino e outro masculino.

A última vistoria ao percurso acontece entre quarta e quinta-feira, onde será passado em revista o nível de execução das tarefas adjudicadas à empresa contratada para tal.

Técnicos da Federação Angolana de Atletismo (FAA), fiscais e vários parceiros do Governo Provincial de Luanda (GPL), de acordo com o director de prova, Jorge Cruz, farão uma visita diurna e outra nocturna, ao percurso de dez quilómetros.

“Vamos fazer uma visita diurna e outra nocturna, porque a maior parte dos atletas vão correr sob luz artificial, já depois das 18 horas. Temos informações do empreiteiro que as árvores já foram podadas, a iluminação está a ser reposta em alguns pontos. Temos de constatar se facto isso foi feito, da Mutamba, fazendo todo o percurso, até ao Estádio dos Coqueiros”, disse.

O pavimento é outra questão que preocupa a direcção da FAA, uma vez que a reparação dos pontos críticos será paliativa. As tampas dos esgotos, no meio da via, serão sinalizadas um dia antes para não correr o risco de ficarem menos visíveis devido ao tráfego rodoviário.

Nos próximos dias, o GPL vai tornar público um comunicado destinado aos utentes de viaturas que estejam estacionadas ao longo do percurso definido onde vão evoluir os principais protagonistas, este sábado a partir das 18h00.

A São Silvestre começa no Largo da Mutamba, passa pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e termina no Estádio Municipal dos Coqueiros.

A primeira edição da São Silvestre de Luanda foi disputada em 1954, e teve como primeiro vencedor o angolano Isidro Louro, natural da Gabela, província do Cuanza-Sul, em representação do Clube Atlético de Luanda.

Posteriormente, nas edições 1957, 1958, 1959 e 1960 o prémio foi entregue ao também angolano António Esperança, natural de Benguela.