Desporto
São Silvestre 2024 orçada em 400 milhões de kwanzas
A edição número 68 da tradicional corrida de fim de ano da cidade capital, Luanda, a São Silvestre, marcada para o dia 31 de Dezembro, está orçada em 400 milhões de kwanzas, representando um aumento significativo comparativamente a última edição, estimada em 80 milhões de kwanzas.
O crescimento considerável no orçamento, segundo a organização do evento, justifica-se pelas razões relacionadas com os custos dos bilhetes de passagem, a julgar pelo número de fundistas estrangeiros convidados.
Para esta prova de 10 quilómetros com início no Largo da Mutamba e término no Estádio dos Coqueiros, a organização decidiu convidar vários atletas internacionais para saudar a data comemorativa dos 50 anos de independência de Angola.
Entre os fundistas convidados destacam-se vindos de países como Portugal, São Tomé e Príncipe, Congo Brazzaville, Marrocos, Somália, Quénia, Brasil, Zâmbia, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Rússia, Moçambique , Argélia, Cuba e Djibuti.
Os atletas estrangeiros convidados para corrida têm chegada ao país marcados a partir do dia 28 a 29 deste mês.
O namibiano Daniel Paulus é o atual detentor do título da tradicional corrida angolana, após ter vencido a 67ª edição da prova com o tempo de 29 minutos e 32 segundos, arrebatando o prémio monetário de 3 mil dólares norte-americano.