Ligar-se a nós

África

Sanções dos EUA contra figuras do governo do Ruanda e M23 conforta Kinshasa

Publicado

em

O Ministro da Comunicação e Porta-voz do Governo da República Democrático do Congo (RDC) manifestou satisfação do governo de Félix Tshisekedi e apoio às sanções impostas pelo Governo dos Estados Unidos contra James Kabarebe, Ministro de Estado Ruandês para Integração Regional, e Lawrence Kanyuka, porta-voz civil do M23.

Patrick Muyaya deixou uma mensagem na sua conta X, do dia 17 do mês em curso, onde afirma que a medida representa o início do que espera “que seja uma série de sanções mais robustas do Conselho de Segurança, da União Europeia e de outros parceiros, para forçar Ruanda a retirar as suas tropas e cessar as actividades criminosas na República Democrática do Congo”.

Washington justificou as sanções alegando que Kabarebe e Kanyuka estão facilitando as actividades desestabilizadoras do exército ruandês e do M23 no leste da RDC, resultando em graves violações dos direitos humanos.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores de Ruanda descreveu as sanções como injustificadas, enfatizando que, se fossem eficazes para trazer a paz à região dos Grandes Lagos, isso já deveria ser uma realidade.

O movimento de cidadãos de Lucha saudou as sanções e pediu aos Estados Unidos que as estendam a outras figuras-chave envolvidas no conflito no leste do país. As medidas ocorrem no momento em que o grupo rebelde M23, apoiado pelo exército ruandês, continua avançando nas províncias de Kivu-Norte e Sul.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD