Ligar-se a nós

Partidos Politicos

Samakuva perde apoios importantes

Publicado

em

O lider do Galo Negro já não irá contar com apoios importantes dentro da direcção do seu partido, caso volte a se candidatar a sua reeleição no congresso de 2019, dizem fontes ouvidas pelo correio da kianda, afectas aquela organização.

As nossas fontes avançam importantes nomes que estiveram com o líder dos “maninhos” desde o período que este assumiu a direcção desta organização, em 2003, mas que agora não o apoiam por diversas razões.

Destes nomes destacam-se figuras como Demóstenes Chilingutila, ex- vice-ministro da Defesa, Correia Victor, ex-governador da província de Luanda, Adalberto da Costa Júnior, actual Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, o actual Secretàrio- Geral adjunto do Galo Negro e filho do líder fundador da UNITA, Rafael Massanga Sakaíta Savimbi. Este último, segundo ainda a fonte que temos vindo a citar anseia ocupar o cadeirão máximo daquela organização.

Demóstenes Chilingutila, que aos 27 anos assumiu o cargo de chefe do Estado-Maior das FALA, antigo braço armado da UNITA, cortou relações com Samacuva, segundo soube este portal, por não estar satisfeito com a forma como este nos últimos tempos tem dirigido aquela organização.
Isaías Samacuva, segundo as nossas fontes, nos últimos tempos afastou-se dos seus velhos aliados, apostando numa nova geração de jovens, que estão a ascender rapidamente na UNITA.

“O presidente tem sido inteligente ao aliar-se aos jovens, porque a maioria deles são filhos de dirigentes que há muito tempo não concordam com a linha de pensamento do presidente”, dizem as nossas fontes.

Adalberto da Costa Júnior poderá vir a concorrer para Presidente da UNITA. Este desejo do então fiel apoiante de Samacuva é um dos factores apontados pelas fontes que o têm distanciado do actual líder dos maninhos.
Com uma massa de apoiantes a nível da sociedade civil, o deputado luta para conseguir apoios internos.
“O engenheiro Adalberto, poderá vir a concorrer para o cargo de Presidente do partido, e como tal, está claramente distanciado do mais velho Samacuva”.
Outro nome que muito tem sido citado nos bastidores daquela organização, é do ex-deputado pela bancada parlamentar da UNITA, Correia Victor.
“Muitos dos mais velhos do partido foram colocados em números muito abaixo na lista de deputados e isso tem tirado muitos apoios ao Presidente”, dizem as fontes.

Rafael Massanga Sakaita Savimbi é visto por muitos como uma das principais baixas no grupo que sempre apoiou o presidente da UNITA. Caso avance, o filho de Jonas Savimbi goza de muita popularidade interna, tal como Isaías Samacuva, que na visão das nossas fontes, pode não avançar no congresso de 2019, por uma questão de respeito para “com o mais velho”.

“A pressão para a saída do presidente internamente resulta do facto, primeiro de estar à frente do partido já há bastante tempo. Depois, existe a possibilidade de fora, as pessoas compararem Isaías Samacuva a José Eduardo dos Santos, e isto pode tirar votos ao partido nas próximas eleições”.

“E muito importante que sejam feitas mudanças ao nível das estruturas do partido, porque estando há muito tempo à da organização, cria vícios. E, todos sabemos que o presidente se tem agarrado aos jovens filhos de dirigentes que não concordam com a sua gestão, para este puderem influenciar os pais a não fazerem confusão. Este jovem, conhecidos de todos, têm funcionado como uma barreira de choque na continuação do velho”, falam as fontes.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD