Ligar-se a nós

Bastidores

Samakuva em vias de ser expulso da UNITA

Publicado

em

Um grupo próximo de Adalberto Costa Júnior, reuniu no último fim-de-semana, após a chegada do actual líder do galo negro da visita que efectuou aos Estados Unidos da América, onde terão discutido a possibilidade de expulsão de Isaías Samakuva do partido, como forma de contrapor o acórdão do Tribunal Constitucional mais esperado da história da democracia angolana.

Segundo uma fonte do Correio da Kianda na UNITA, o grupo de Costa Júnior alegam ‘infidelidade partidária’ por parte de Samakuva, por considerarem que, está a colaborar com o regime para inviabilizar Adalberto Costa Júnior de concorrer as próximas eleições.

A fonte que temos vindo a citar, avança que o grupo vai encabeçar uma lista que terá como objectivo destituir Samakuva, caso o TC anule o último congresso, e propor uma comissão de gestão a ser dirigido por Adalberto Costa Júnior.

“Nós temos o plano B para contornarmos uma provável resposta negativa no acórdão do Tribunal Constitucional, disse a nossa fonte, que considera que Isaías Samakuva já não controla a UNITA.

“Presidente Samakuva perdeu o controlo do partido, desde o momento em que decidiu apoiar o mano Sakala. Nos temos a situação controlada”, concluiu a fonte.

Recorde-se que o clima no interior da UNITA andam muito exaltados, após sirgirem informações que dão como certo, o regresso de Isaias Samakuva nos próximos dias, a liderança da UNITA.

De acordo com informacões avançadas ao Correio da Kianda junto de uma fonte fidedigna, neste sábado, 19, o Tribunal Constitucional prepara-se para anunciar oficialmente nos próximos dias a anulação do XIII congresso ordinário da UNITA realizado em dezembro do ano passado, que voltou a eleger Adalberto Costa Junior, como Presidente do Partido do Galo Negro.

Entre os argumentos esgrimidos pelo Tribunal Constitucional neste segundo acordáo que anula mais uma vez o congresso da UNITA, estão os princípios e direitos protegidos pela constituição e pela lei dos partidos políticos e pelos estatutos da UNITA, e que foram violados.

Continuar a ler
3 Comentários

1 Comentário

  1. Maurício Borges

    21/03/2022 em 4:49 pm

    O país está numa curva apertada, como dizia o próprio Samakuva.

  2. Zero

    21/03/2022 em 8:10 pm

    Site promotor de fake news.
    Que fonte fidedigna é essa? Querem causar instabilidade no seio do partido.

  3. Zero

    21/03/2022 em 8:21 pm

    “Nós temos o plano B para contornarmos uma provável resposta negativa no acórdão do Tribunal Constitucional, disse a nossa fonte, que considera que Isaías Samakuva já não controla a UNITA.

    “Presidente Samakuva perdeu o controlo do partido, desde o momento em que decidiu apoiar o mano Sakala. Nos temos a situação controlada”, concluiu a fonte.

    Falam de fontes fidedignas, tenho certeza que o sistema não se interessa em proteger testemunhas.
    Isso tem sido claro pela publicação em canais oficiais de supostos militantes da UNITA que desistem para aderir ao MPLA.

    Há um forte interesse em se criar instabilidade no seio da UNITA. Enquanto não trouxerem provas vivas, incredibilidade total.
    Se isso surgir, virei fazer um comentário de auto humilhação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD