Connect with us

Educação Financeira

Saldo de voz, saldo de dados e wi-fi. Como pode poupar o seu kumbu?

Published

on

De certeza que tem um telefone móvel. Se tem um telefone de teclas (os chamados telefones básicos), um telefone mais evoluído (telefone inteligente ou smartphone), este artigo é para si. Esteja em Angola ou em Moçambique.

Por telefone móvel conhecemos a palavra telemóvel. O telemóvel tem na minha vida uma existência de perto de 26 anos. Lembro-me muito bem do meu primeiro telemóvel. A marca era um AEG, um objecto brutal que mudou a minha vida e da milhares de milhões de habitantes na Terra. Poder ligar, receber chamadas, enviar e receber mensagens, mais tarde tirar fotos, enviar mensagens multimédia, e muito mais tarde chegou o acesso à internet e às redes sociais. Hoje, um telemóvel substitui câmaras fotográficas, de filmar e muito mais.

Apesar de tudo, os telemóveis mais tecnológicos continuam a ter as funções mais básicas desde os primórdios destes telemóveis: chamadas e mensagens (enviar e receber).

Quanto a isto, os consumidores têm que analisar o mercado das telecomunicações quanto a serviços disponíveis pelos operadores licenciados pelas entidades reguladoras de Angola e para Moçambique.
O que os clientes devem analisar:
– Perfil de consumidor, se fala muito por chamadas “normais” ou via Whatsapp;
– Se tem um telemóvel inteligente tem acesso à internet via Wi-Fi;
– Manda muitas mensagens “normais”;
– Se todas as três opções são dentro ou fora da sua operadora;

Verifique se a sua operadora tem pacotes mensais que lhe permitem, de acordo com o seu perfil, poupar uns Kwanzas ou Meticais e estar contactável, pois esse é o fundamento de ter um telemóvel. Neste âmbito, saiba junto das lojas das operadoras ou agentes destes, qual é o pacote que mais se adequa.

Aproveite positivamente o acesso ao Wi-Fi para poder ligar aos mais próximos de si pelas aplicações como o Whatsapp e outras. Pode ligar, fazer vídeos chamadas, envio e recepção de mensagens de áudios, vídeos, documentos e incluindo chamadas em grupo.

O mais importante é que saiba que pode ou deve fazer essa análise e implementar neste novo ano as medidas necessárias para poupar, investir e comunicar. Comunique com o que os tarifários das operadoras permitem estar “on”.

Comunicar é ligar pessoas. Ligue-se ao mundo.