Connect with us

Economia

Salário mínimo nacional sobe para 70 mil kwanzas em 2025

Published

on

Ficaram para trás as discussões entre o Governo e as centrais sindicais em relação às questões do caderno reivindicativo apresentado no final de 2023 ao Executivo.

O porta-voz das três centrais sindicais do país, Teixeira Cândido, disse ontem no final da reunião com o Governo que, as reivindicações foram atendidas, nomeadamente aumento salarial na Função Pública, aumento do salário mínimo nacional, redução do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT) e participação na gestão do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

No quadro das negociações, as partes assinaram um acordo relativamente ao aumento salarial faseado, em 25 por cento anualmente, a vigorar a partir de 2025, assim como um salário mínimo nacional de 70 mil kwanzas, segundo o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.

“As micro-empresas e startups passarão para 50 mil kwanzas. As empresas que já praticam o salário de 70 mil kwanzas terão um ano para evolução progressiva até cem mil kwanzas, ao passo que aquelas que estão abaixo deste valor terão dois anos para atingir este limite”, informou.

Ouça os comentários abaixo, no Jornal da Tarde, da Rádio Correio da Kianda. 

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.

Colunistas