Mundo
Saiba quem é o novo primeiro-ministro francês que se assume como homossexual
Membro de uma família ‘abastada’, Gabriel Attal, que se torna no mais jovem chefe de governo francês de toda a sua história, cresceu em Paris, onde estudou na Escola da Alsácia, um estabelecimento de ensino privado de eleição para as famílias de altas figuras da política e das artes em Paris.
Filho de Yves Attal, um advogado e realizador de cinema com origem judaica e tunisina que morreu em 2015, e de Marie de Couriss, oriunda de uma família ortodoxa de Odessa, Ucrânia, Gabriel Attal, o novo chefe do governo francês, tem 34 anos de idade, e é o mais velho de três filhos de seus pais.
É hoje, a nível de França, o político mais popular, sendo que a sua escolha por parte de Emmanuel Macron é tida como para fazer face à popularidade de Marine Le Pen, a líder da extrema-direita.
Gabriel Attal, que se torna no mais jovem chefe de governo francês de toda a sua história, é membro de uma família abastada, e cresceu em Paris, onde estudou na Escola da Alsácia, um estabelecimento de ensino privado de eleição para as famílias de altas figuras da política e das artes em Paris.
O seu percurso político é descrito pelo Guardian como uma “trajectória espectacular”, mesmo para alguém com o seu “passado privilegiado”, uma vez que o jovem saltou de mero estagiário no gabinete do Ministério da Saúde, em 2012, para o segundo mais alto cargo do Estado francês.
Gabriel Attal recordou em 2019, a um jornal francês, que antes de seu pai falecer, o preparou para lidar com o mundo externo à sua casa, referindo que, apesar de “ortodoxo”, sentir-se-ia “judeu durante toda a sua vida”, porque seria constantemente alvo de “antissemitismo por causa do nome”.
Entre outras coisas, Gabriel Attal é até aqui o primeiro chefe de governo francês que se assume como homossexual, uma situação que torna a França a figurar entre outros países europeus com dirigentes LGBT, à semelhança de Elio di Rupo, na Bélgica, Leo Varadkar, na Irlanda, ou Xavier Bettel, no Luxemburgo. Em 2009, por exemplo, na Islândia, Jóhanna Sigurðardóttir tornou-se a primeira chefe de governo assumidamente homossexual no mundo ocidental. Ana Brnabic ocupa o cargo de primeira-ministra da Sérvia desde Junho de 2017.
A orientação sexual de Gabtriel Attal já foi retratada num livro redigido por um amigo seu, por sinal advogado, nele, o articulista fala da relação de Attal com um assessor do presidente francês Emmanuel Macron, e dos insultos de que o agora primeiro-ministro foi sendo alvo aquando de sua adolescência.