Connect with us

Destaque

Saiba quais são os partidos que deverão concorrer as Eleições de 23 de Agosto

Published

on

O Partido de Renovação Social (PRS) entregou nesta terça-feira, no Tribunal Constitucional de Angola, a sua candidatura às próximas eleições gerais, o último dos seis partidos e uma coligação de partidos concorrentes ao escrutínio de 23 de Agosto. Em declarações à imprensa, no final do ato, o mandatário do PRS, Manuel Muxito, disse que as listas apresentadas pelo partido foram acompanhadas de 17.460 assinaturas.

O Tribunal Constitucional abriu o processo de entrega de candidaturas no dia 02 até ao dia 21, tendo o PRS fechado o ciclo de apresentações precedido pelos partidos Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Aliança Patriótica Angolana (APN), Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) e Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA).

Atualmente decorre no Tribunal Constitucional o processo de avaliação e validação das candidaturas submetidas ao tribunal, para a autenticação da qualidade de eleitores e candidatos a deputados às eleições gerais de 2017.

A Constituição angolana aprovada em 2010 prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votado é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo, conforme define a Constituição, moldes em que já decorreram as eleições de 2012. Angola contará com 9.317.294 de eleitores no pleito eleitoral de Agosto, segundo dados oficiais que o Ministério da Administração do Território entregou à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas