Connect with us

Destaque

Saiba o que o Banco da China de Luanda pode fazer por ti

Published

on

O Banco da China (BOC) inaugurou hoje a sua sucursal em Luanda, sendo o primeiro banco asiático a instalar-se no país e poderá ser o banco correspondente das instituições financeiras nacionais, para pagamento na China e no mundo, como fez questão de sublinhar o ministro das Finanças, Archer Mangueira.

A sucursal do banco, cujo o descerrar da placa que marca o inicio da actividade do banco em Angola foi feita pelo ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto e pelo governador do Banco da China,  Chen Siqing, prevê realizar transacções em moeda externa para o terceiro trimestre deste ano e representa um impulso no fortalecimento das relações económicas e políticas entre as duas nações.

O banco criado em 1912 e sendo o mais internacional da China, actuando em 51 países, vai apoiar o comércio entre os dois mercados e facilitar o investimento chinês em Angola, actualmente segundo maior parceiro da China em África.

Dada a importância das relações económicas entre as duas nações, a cerimónia de inauguração desta sucursal foi prestigiada pelo Conselheiro de Estado do Conselho da República da China,  Wang Yong,  pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Hélder Viera Dias, e o ministro da Relações Exteriores, Georges Chikoti, Governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe da Silva, entre outras personalidades.

A actividade operacional da sucursal de um dos maiores bancos da China acontece já nesta terça-feira (seis de Junho), na sua sede situada no Distrito de Talatona, município de Bela, Belas Business Park, Torre Cuanza Sul, 8.º andar, tornando-se no primeiro Banco Comercial Asiático a abrir uma sucursal em Angola..

O Banco da China teve a sua primeira representação em Angola em 2012 através do Banco da China – Escritório de Representação.

Em 2015, deu-se o início ao processo de implementação de uma sucursal e por Despacho Presidencial n.º 57/16 de 13 de Maio, houve a autorização formal de o Banco da China estabelecer uma sucursal para o exercício de actividade financeira bancária e passou a denominar-se “Banco da China Limitada – Sucursal em Luanda” (“BOC”).

O BOC é um dos maiores Bancos na República da China e com maior diversificação de produtos e serviços. No ano de 2016 o BOC ficou na 4.ª posição a nível mundial em “Capital “Tier1”, tendo sido igualmente reconhecida a nível da sua reputação e gestão de liquidez.

A decisão sobre a abertura da sucursal angolana do Banco da China surgiu numa altura de fortes constrangimentos no país devido à crise da do petróleo, nomeadamente no acesso a divisas, colocando em causa transferências para o estrangeiro ou a importação de matéria-prima.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas