Connect with us

SADC

SADC e EUA celebram acordo para desenvolvimento regional no valor de USD 223 milhões

Published

on

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e o Governo dos Estados Unidos da América celebraram o Acordo do Objetivo de Desenvolvimento Regional SADC-EUA, no valor de 223 milhões de dólares.

O acordo, que visa promover a cooperação entre a SADC e o Governo dos Estados Unidos, nas áreas do crescimento económico, democracia e governação, saúde, juventude, ambiente e alterações climáticas, será implementado durante um período de cinco anos, de 2023 a 2028, sendo administrado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

A recepção para celebrar a assinatura do acordo ocorreu no último dia 13 de Setembro, onde o Embaixador dos EUA na República do Botswana e Representante da SADC, Howard Van Vranken, recebeu o Secretário Executivo da SADC, Elias Magosi, Embaixadores da SADC, Chefes de Missões Diplomáticas e Altos Funcionários do Governo da República do Botswana.

“Os EUA são um parceiro fundamental da SADC, dada a longa história de cooperação a nível regional e dos Estados-Membros. Este acordo constitui uma excelente oportunidade para reforçar e aprofundar a cooperação e a parceria no contexto da facilitação da integração regional, da redução da pobreza e do desenvolvimento sustentável”, disse, na ocasião, Elias Magosi.

Sublinhou ainda a necessidade de uma forte colaboração na implementação do acordo, “com um enfoque primário nos resultados e no impacto sobre os meios de subsistência do povo da África Austral”.

“O sucesso da implementação deste acordo será determinado pelos resultados e impactos alcançados na facilitação da integração regional, alívio da pobreza e melhoria das vidas e meios de subsistência do nosso povo na região da SADC”, disse Magosi.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.