Connect with us

Politica

SADC destaca plano de inserção de mulheres nas acções de paz

Published

on

O Secretariado Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) enalteceu, esta quinta-feira, em Joanesburgo (África do Sul), o esforço do Executivo angolano pela organização da consulta regional sobre a implementação da Agenda Mulher, Paz e Segurança.

No comunicado final da reunião, citado pela Agência Angola Press,  sobre Mulher, Paz e Segurança, a organização regional destacou o facto de Angola não poupado esforços para a inserção de jovens mulheres nas acções de paz e segurança.

O evento enquadra-se no Projecto Regional do PNUD sobre o Avanço da Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres em África que visa aumentar a capacidade das Comunidades Económicas Regionais e outros parceiros para defender e apoiar os seus Estados Membros a cumprir seus compromissos de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres na realização da Agenda 2063.

O objectivo geral foi proporcionar uma oportunidade para o Secretariado da SADC envolver os Estados Membros na implementação da Agenda de Paz e Segurança das Mulheres, incluindo o estado de desenvolvimento e implementação de Planos de Acção Nacionais e Continental.

O evento visou ainda  analisar a implementação da resolução Nº 1325 das Nações Unidas.

A resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovada por unanimidade no ano 2000, instou os Estados a abordarem impactos que os conflitos têm sobre mulheres e meninas e integrar sistematicamente nas suas necessidades e perspectivas quanto a elaboração de programas de intervenção.

A delegação angolana contou com a integração de Tânia Dinis, quadro do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Virgínia Mununga, do Ministério do Interior, Laurinda da Costa, Ministério das Relações Exteriores, e Irany Teixeira, do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Loozap

    29/07/2022 at 10:18 pm

    é inovador, as mulheres também têm coisas para dar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *