Connect with us

Mundo

SADC: Chefes de Estado e de Governo reúnem-se hoje em cimeira

Published

on

A capital do Maláui, Lilongwe, acolhe hoje a 41.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O encontro será realizado em modelo híbrido, ou seja, no formato presencial e virtual, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19.

A reunião vai decorrer sob o lema ‘Fortalecer a Capacidade de Produção face à Pandemia de Covid-19, em prol da Transformação Económica e Industrial Inclusiva e Sustentável’.

Durante a cimeira, o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai passar a presidência rotativa da SADC para o seu homólogo do Maláui, Lazarus Chakwera.

Moçambique fará a apresentação do relatório da sua presidência da organização e dos progressos alcançados na promoção da integração regional.

O encontro vai eleger o novo secretário executivo da SADC em substituição de Stergomena Lawrence Tax, após oito anos no cargo.

A 41.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC acontece numa altura em que a organização destacou, pela primeira vez na sua história, uma missão militar de combate aos grupos armados que atuam na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

A SADC é constituída por 16 países: África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

Por Lusa

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD