África

SADC celebra unidade e aponta industrialização como caminho para prosperidade

Publicado

em

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) assinala Hoje, 17, o seu dia, numa ocasião descrita como histórica e de reafirmação dos valores de unidade, paz, solidariedade, integração e cooperação, que continuam a definir os países membros.

Na mensagem evocativa da data, a organização destacou a importância de honrar os pais fundadores e, ao mesmo tempo, renovar o compromisso com a visão de uma região integrada, industrializada, próspera e pacífica.

 “O aumento do comércio do que produzimos nos nossos países é crucial para acelerar a integração regional”, lê-se na nota, que sublinha ainda que jovens, mulheres e capital humano qualificado são considerados “catalisadores fundamentais” para desbloquear o desenvolvimento sustentável.

Sob o lema da 44.ª Cimeira da SADC – “Construir uma SADC industrializada”, a organização reforçou que a industrialização não é apenas uma meta, mas uma necessidade para gerar emprego, impulsionar o comércio intra-regional e elevar os padrões de vida das populações.

A nota sublinha que o acesso universal à energia até 2040, com forte aposta nas fontes renováveis, é um dos objectivos prioritários, ao lado da implementação de projectos transfronteiriços nas áreas de transportes, telecomunicações e infra-estruturas.

“Ao promovermos uma cultura de inovação, lançamos as bases para uma região competitiva, resiliente e próspera”, destaca a mensagem.

A SADC lembra ainda o papel desempenhado na consolidação da paz e segurança na região, com destaque para o envolvimento na busca de uma solução pacífica para o conflito no leste da República Democrática do Congo.

Apesar dos desafios, a organização apela à unidade e solidariedade dos povos da África Austral para que “nenhum país seja deixado para trás”.

“A SADC que queremos deve ser construída pelo seu povo. O futuro das próximas gerações depende da nossa determinação colectiva em promover a paz, a democracia e uma África Austral próspera”, conclui a mensagem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version